BLOG DA SELVVVA

begônia-rex / Platycentrum rex

Dona de uma beleza surpreendente, a begônia-rex chama atenção por sua folhagem cheia de vida, com textura aveludada, laminada ou áspera, e tonalidades que vão do vermelho ao prata. O colorido das folhas chama tanta atenção que suas flores acabam passando despercebidas. É uma espécie que se adapta melhor em climas subtropicais e multiplica-se facilmente por estaquia e divisão (em breve ensinaremos mais por aqui). 


Rega: 
regar adequadamente é o grande segredo para o cultivo dessa espécie tão sensível. A begônia-rex adora água, mas o excesso pode fazer com que suas raízes apodreçam. Recomendamos molhar dia-sim, dia-não (em climas mais quentes), sempre observando a umidade do solo entre uma rega e outra. Ah, molhe o solo e não as folhas (o nosso regador de bico fino pode te ajudar nessa tarefa).

Iluminação:  escolha um local iluminado, mas onde a luz direta do sol não alcance. Meia-sombra ou luz difusa são ideais. A begônia costuma sofrer com o frio intenso e geadas. Por isso, mantenha ela protegida dentro de casa durante o inverno.

Como usar: com incontáveis variações, a begônia-rex fica linda quando misturada entre si, além de criar um belo contraste se colocada próxima de outras espécies. Por não alcançar um porte muito grande, é ideal para ser acomodada em vasos e cachepôs médios (os nossos reto 18 e bojudo 19 são perfeitos) e colocada em mesas, estantes e aparadores.

Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online