BLOG DA SELVVVA

Selvvva do dia: Bromélia Guzmania / Guzmania sp

Dentro ou fora de casa, essa selvvva do dia multiplica suas cores com folhas verdes ou bordas pintadas de branco e variações cheias de vida em cada flor. Conheça a Bromélia Guzmania.

Ou pelo menos o que costumamos chamar de flor. Conhecidas como brácteas, essas estruturas de tons intensos são na verdade folhas que se modificaram ao longo da evolução. Afinal, na natureza todo esforço é válido para a preservação da espécie, atraindo os polinizadores para a reprodução.

A garantia de continuidade ao longo dos tempos é uma missão carregada de beleza pela Bromélia Guzmania, que periodicamente também nos presenteia com pequenos brotos. Esse é o ciclo natural: a inflorescência principal morre, dando lugar a uma nova geração. Se a sua “flor” se foi, está tudo certo. Logo, as mudinhas que nasceram na base vão crescer e atingir a fase adulta, colorindo com outras inflorescências o seu cantinho.

Epífita que é, cresce na natureza agarrada aos troncos e pedras, usando essas superfícies como apoio para garantir sua proteção e ganhar alguns centímetros de altura. Assim, quanto mais afastada do solo, mais longe dos predadores e perto da luz. Tudo sem retirar nutrientes da planta parceira.

Boa parte do seu alimento é entregue estrategicamente por meio dos tanques, os pequenos espaços entre as folhas, que armazenam água e podem acolher microorganismos importantes para o seu desenvolvimento. As bromélias, em geral, abrigam um rico ecossistema.

Acima, os tanques, os pequenos espaços entre as folhas, que armazenam água e podem acolher microorganismos importantes para o desenvolvimento das bromélias

Rega: 2x por semana. Essa espécie consegue suportar períodos curtos de estiagem. Os tanques, associados ao formato das folhas curvadas, estratégico para a captação da água, colaboram para manter a hidratação em dia. Por isso, regue sempre por cima, molhando essas estruturas. Assim, a reserva que ficar depositada nelas vai ser utilizada pouco a pouco pela sua planta.

Iluminação: Meia-sombra. Aproveite o sol da manhã, antes das 10h, ou do fim do dia, depois das 16h, para não queimar a folhagem.

Outros nomes populares: guzmania, bromélia, gusmânia, bromélia-denise

Problemas comuns: Suas folhas são sensíveis, por isso não é recomendável o uso de óleo de neem. Enquanto para as outras espécies este repelente natural oferece a proteção contra parasitas, para ela pode representar uma fonte de intoxicação.

Se você está se perguntando como manter os intrusos longe da sua bromélia, fique atento à boa luminosidade, à ventilação do ambiente e ao excesso de umidade, que pode fazer com que suas raízes apodreçam. Por isso, o substrato utilizado precisa garantir uma boa drenagem. Misturas apropriadas para o plantio de orquídeas ou bromélias dão conta dessa tarefa e podem ser encontradas com facilidade no mercado.

Observe a sua planta com frequência. Assim, aos primeiros sinais da presença de cochonilhas ou pulgões, use um pincel ou haste de algodão com um pouquinho de álcool e retire um a um, evitando possíveis infestações. Para ajudá-la a se manter saudável, não esqueça de oferecer mensalmente os nutrientes da adubação (consulte sempre se a composição do produto utilizado é adequada para bromélias).

Se a sua moradora já te presenteou com brotinhos, aguarde até que eles atinjam a vida adulta, com tamanho similar ao da planta-mãe, para transplantá-los para outro vaso. Assim você tem a segurança de que as novas plantas conseguirão se desenvolver de maneira independente.

Fique de olho também se, depois da rega, a água depositada nos tanques está sendo absorvida. O cuidado com a dosagem é importante para manter a sua planta saudável. A falta de água nessas estruturas pode levar ao ressecamento das folhas externas. O excesso, ao amarelamento e apodrecimento.

Pontinhos marrons na folhagem podem ser sinal de intoxicação por cloro. Por isso, prefira sempre a água filtrada ou a da chuva, que é livre dessa substância. Se o clima seco não contribuir para um pé d’água, use a da torneira, deixando-a descansar por 24h, tempo suficiente para que o cloro evapore. 

Como usar: Pode ser usada para trazer seu colorido aos jardins verticais. Se plantada em áreas externas, procure oferecer a ela a sombra de uma árvore.

Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online