BLOG DA SELVVVA

Selvvva do dia: Cheflera / Schefflera arboricola

A cheflera pede pouco em troca do seu volume e porte, que pode chegar a até 5m na natureza. Basta um lugar bem iluminado perto da janela, à meia-sombra, ou sob o sol pleno, para ver sua fome de crescer, dentro ou fora de casa.

Tanta vontade de marcar presença nos cantinhos vem acompanhada da necessidade da troca de pote de tempos em tempos. Embora não precisem de muito espaço para crescer, as raízes robustas dessa planta podem acabar quebrando o recipiente.

Pouco exigente nos cuidados, suporta períodos mais longos de estiagem. Fique tranquilo se precisar se ausentar por um tempo. Com algumas medidas preventivas, essa moradora estará pronta para receber você de volta, até 10 dias depois. Temos conteúdo para te ajudar por aqui

Assim como algumas outras espécies ornamentais, a cheflera possui a fama de ser tóxica. Tudo por conta do oxalato de cálcio, substância que causa irritação quando em contato com as mucosas. Mas, bastam a observação e o cuidado para um convívio harmônico com crianças e pets. Temos conteúdo que pode te ajudar por aqui

Rega: 2x por semana. Espere a terra secar antes de regar novamente. Faça do substrato o seu aliado: use uma mistura de terra e areia para plantar a sua cheflera.

Iluminação: meia-sombra ou sol pleno. Confira nosso guia especial sobre iluminação.

Problemas comuns: Poucos problemas são capazes de derrubar essa guerreira.

Folhas e caules apontando para baixo contam sobre a falta de água. Folhas próximas da terra que ganham tom amarelado podem ser sinal de que você pesou a mão na rega. 

Espécie que tem fome de crescer, ela chega fácil no teto. Quando isso acontece, é comum que parte da folhagem comece a amarelar. Dê à sua companheira mais espaço para ganhar as alturas ou faça uma boa poda.

O vento frio é o ponto fraco dessas folhas. Para evitar que elas acabem caindo, mantenha a sua planta protegida das correntes de ar. Se a folhagem amarelar e for perdida durante o inverno, está tudo certo. Capriche na adubação e logo você verá seu verde surgir novamente.

A falta de nutrientes e o excesso de umidade podem deixar sua planta vulnerável aos ácaros. Para prevenir a chegada desses invasores, utilize pó-de-fumo. Se eles já estão por aí, aplique fungicida para combatê-los.

Como usar: Pode ser usada dentro e fora de casa em cachepôs maiores, ocupando os espaços com seu volume e porte.

Dica da Selvvva: As regas variam de acordo com o ambiente, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura, recipiente onde a planta está acondicionada e espécie. As indicações acima são orientações para um primeiro contato com a sua planta, mas não uma fórmula definitiva. Preste atenção às respostas da sua espécie; assim você poderá dosar a água de acordo com as condições da sua planta. É importante não exagerar no volume de água! 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online