BLOG DA SELVVVA

Selvvva do dia: Cróton Imperial / Codiaeum variegatum

Vermelho, branco, amarelo, laranja, verde, roxo. Basta olhar um pouco mais perto para descobrir novos tons. Nossa selvvva do dia surpreende com cores e porte que marcam presença no ambiente. Pode ser cultivada em áreas internas, chegando a atingir até 1,80 m de altura. Conheça mais sobre o Cróton Imperial.

Quer uma pequena árvore dentro de casa? Aposte na cróton-imperial, espécie arbustiva volumosa que dispensa florações para presentear o seu cantinho com uma paleta cheia de vida.

Rega: 2x por semana, sempre de maneira uniforme, por todo o substrato. Se sua cróton foi transplantada recentemente para outro vaso, intensifique a rega para 3 a 4x por semana durante o primeiro mês. Essa espécie gosta de receber umidade nas folhas, aproveite para borrifar água em toda a superfície.

Fique atento também ao material do vaso. As versões em barro perdem umidade mais rápido em relação aos de plástico ou cimento.

Iluminação: meia-sombra ou sol pleno.

Procure saber como a sua planta foi cultivada. Geralmente os produtores mantêm essa espécie em estufas com iluminação filtrada em 50%. Por isso, antes de deixá-la em sol pleno, exponha gradativamente, mais e mais a cada semana. Durante esse processo, chamado de rustificação (saiba mais a respeito na nossa matéria especial sobre iluminação), algumas folhas provavelmente vão se queimar, mas persista e logo os brotos nascerão adaptados.

Fique atento às regas: sol intenso leva a mais perda de água.

Outros nomes populares: cróton, cróton-de-jardim, folha-imperial, cróton-imperial, louro-variegado

Problemas comuns: a perda exagerada de folhas é o problema mais comum no cultivo da cróton e está associado ao excesso ou falta de rega, à escassez de nutrientes no solo ou à exposição ao frio. Assim, durante o inverno procure mantê-la protegida do vento. Evite também deixá-la em ambientes com ar-condicionado por períodos prolongados. Temos matéria sobre cuidados com as plantas no inverno aqui.

Vale ainda trocar por uma versão adubada o substrato original, além de doar uma dose de carinho regularmente com o uso de fertilizantes. Aqui na Selvvva usamos o Jardim Bonito, de 15 em 15 dias, conforme recomendação do fabricante.

Folhas mais esverdeadas, pobres em variações de cor, indicam pouca incidência de luz. Experimente deixá-la mais perto da janela.

Como usar: abuse das tonalidades da cróton contrastando com folhagens verdes ou paredes coloridas.

Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online