BLOG DA SELVVVA

Selvvva do dia: Maranta Pavão / Calathea makoyana

Dona de uma beleza exuberante, a Maranta Pavão parece ter suas folhas ovais e alongadas pintadas à mão: as linhas claras transversais destacam-se do verde escuro e formam um desenho semelhante a uma pena. Natural das matas brasileiras, ela atinge um porte de 20 a 40cm e é considerada fácil de cuidar – mas com atenção, sempre! -, além de embelezar sua #selvvvaemcasa. Na chegada da noite, oferece um espetáculo diário, quando suas folhas se movimentam para cima.

Existem outras variações de marantas, como a picturata e a royal, com grafismos tão lindos – e diferentes entre si – que dá até vontade de colecionar.

Rega:  pode variar de 2 a 3 vezes por semana. Confira sempre a terra antes de pôr água. É só colocar o dedo 2cm para dentro a partir da borda do vaso e sentir: se estiver muito úmida, não precisa regar.

Iluminação: a Maranta Pavão é uma planta que se adapta bem à meia-sombra. Temos conteúdo sobre iluminação aqui.

Problemas comuns: o clima muito quente ou seco podem ressecar as bordas das folhas. Para ajudar na hidratação, borrife água direto nas folhas pela manhã e procure deixar a sua maranta em um cantinho fresco.

Outro nome popular: Maranta Pena de Pavão, Caleteia Pena, Planta de Pavão ou Janelas de Catedral

Como usar: como é uma planta que se mantém em um porte médio, ela pode ser usada em vasos ou cachepôs e colocada em cima da mesa ou sobre suportes baixos. Para contemplar seu desenho delicado na decoração, acomode-a em móveis abaixo do nível do olhar.

Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online