BLOG DA SELVVVA

Selvvva do dia: Ripsális Serrote / Lepismium houlletianum

Encontrada na Argentina, no Brasil e em alguns pontos da Bolívia, é uma espécie de rara beleza: de seus caules pendentes serrilhados surgem pequenas flores brancas, muito perfumadas. Conheça melhor a Ripsális Serrote.

Os frutos arredondados que despontam ao longo de todo o contorno e mais tarde desabrocham em flores são comestíveis, servindo de alimento para aves e outros animais pequenos.

É uma espécie epífita, encontrada na natureza apoiando-se em suportes como árvores ou rochas para conseguir mais luz.

Quanto mais sol a sua Ripsális Serrote receber, mais avermelhados os caules ficarão. Em condições favoráveis ao seu desenvolvimento, esses ramos podem chegar a um metro e meio de comprimento.

Multiplica-se facilmente por estacas: basta cortar um dos caules e colocá-lo na água para ver as raízes surgindo.

Rega: Uma vez por semana costuma bastar, já que o solo deve ficar apenas ligeiramente úmido. Coloque o dedo no substrato sempre que estiver em dúvida e sinta: se estiver seco, regue, um pouco a cada vez. Se regada em excesso, pode ter fungos e apodrecer. Evite molhar demais!

Iluminação: Meia-sombra ou sol pleno. Confira o nosso guia de iluminação aqui

Outro nome popular: Cacto-serrote.

Como usar: Essa espécie merece ficar em lugares altos, para que o efeito pendente possa ser totalmente apreciado! Escolha prateleiras em que você possa apoiar o vaso ou cachepô ou suportes altos.

Foto: Dani Neves

Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online