BLOG DA SELVVVA

Selvvva do dia: Ripsális de Flor Amarela / Hatiora salicornioides

É da família dos cactos, mas não tem espinhos e pode ser vista na natureza de uma forma um pouquinho diferente em relação aos seus familiares. Crescendo em troncos ou galhos de árvores, a Ripsális de Flor Amarela parece um coral. Seu caule é composto por vários artículos cilíndricos ramificados, bem verdes e com uma consistência dura e suculenta. Durante a primavera e parte do verão, seus ramos apresentam lindas flores amarelas ou laranjas nas pontas – solo bem drenado e adubado são essenciais para que ela floresça. Multiplica-se com facilidade por estaquia.

Rega: pode ser regada com regularidade, de 2 a 3 vezes por semana, sempre com cuidado para não encharcar. Por ser uma espécie tropical que adora umidade, vale também borrifar água em seus caules e flores. Apesar disso, é bem tolerante ao frio.

Iluminação: é uma espécie que se adapta bem tanto à meia-sombra ou luz difusa quanto ao sol direto – neste caso, seus caules ficam avermelhados. Confira nossa matéria sobre iluminação aqui.

Outros nomes populares: ripsális; atiora; ripsális-arbustiva

Problemas comuns: pode abortar seus caules inteiros, caso o substrato esteja encharcado.

Como usar: como tem comportamento epífita, quando plantada em vaso deve ter seu substrato misturado com fibras naturais (pedaços de madeira ou fibra de coco, por exemplo). Diferente de outros ripsális que já apareceram por aqui, possui um porte mais arbustivo – crescendo na vertical em vez de pender – e merece ser admirado em vasos ou cachepôs apoiados em mesas, cômodas, estantes ou suportes abaixo da linha do olhar.

Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

visite a nossa loja online