Cobrindo paredes, muros e árvores, a Hera é conhecida por muitos como trepadeira. Dentro de casa, ela também pode ser utilizada de forma pendente. Suas folhas pequenas, recortadas e de coloração verde escura com detalhes em branco são delicadas e ornamentais. Essa espécie multiplica-se facilmente por estaquia em qualquer época do ano.
Rega: recomendamos irrigar periodicamente, mas com prudência. Ela não lida bem com solos encharcados. De 2 a 3 vezes por semana pode ser uma boa medida, mas sempre conferindo a terra antes da nova rega.
Iluminação: é uma espécie bem resistente a mudanças de temperatura. Tolera geadas e ao mesmo tempo adora sol pleno. Também se adapta bem à meia-sombra. Temos conteúdo sobre iluminação aqui.
Problemas Comuns: para não ser pego de surpresa, é bom saber que esta é uma planta que pode crescer desenfreadamente quando apoiada em outras espécies ou superfícies (é até considerada por alguns como “parasita”). Nesses casos, recomenda-se a poda constante para o controle de crescimento. Quando usada como pendente, é comum que, na medida em que ganha comprimento, comece a perder folhas mais próximas à raiz, para economizar energia e continuar crescendo. Para evitar que isso aconteça, aumente a frequência das regras e mantenha a adubação em dia. E não tenha medo de podar! Aproveite para fazer novas mudas.
Outro nome popular: hera variegada, trepadeira, hera inglesa.
Como usar: Como trepadeira, pode ser usada como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Dentro de casa, pode ser acomodada em cachepôs suspensos ou hangers e usada de forma pendente.
Dica da Selvvva: Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada. As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.