Guia básico para plantar - sozinho - em vasos

Aprender a preparar bem o vaso para o plantio é um processo é bem simples e ajuda as espécies a se desenvolverem em todo o seu potencial.

1. o vaso

Procure saber as características da espécie que pretende plantar para escolher o vaso, e tenha em mente que as plantas costumam vir em vasos plásticos pequenos. Por isso, evite diminuir o espaço.

2. drenagem

Cubra o furo do vaso com um pequeno pedaço de manta de bidim (ou manta de drenagem).

Se não houver furo é provável que se trate de um cachepô. O cachepô serve para esconder o vaso plástico e coletar o excesso de água.

Então coloque uma pequena camada de argila expandida ou pedra.

Depois, cubra essa camada com um pedaço de manta de bidim. Esta etapa evita que a terra penetre por entre as pedras ou bolinhas de argila.

3. o substrato

A composição do substrato depende das necessidades de cada espécie. Para a maioria das plantas ornamentais, uma mistura na proporção de 30% de areia e 70% de terra é o ideal. Prefira usar terra já adubada.

4. a planta

Para retirar a planta do pote original, comece soltando pelas laterais. Tome cuidado para preservar o torrão e puxe a planta pela base, o mais próximo possível da terra.

Coloque a planta no vaso e complete com substrato. Ela deve ficar bem firme, mas não precisa apertar muito, para não correr o risco de compactar o solo.

5. finalização

Assim que finalizar, regue a planta. Isso ajuda a terra a acomodar no vaso e as raízes a não ressecarem. Colocar uma cobertura seca, que pode ser feita de pedrinhas ou argila, é opcional.

Confira a matéria completa no blog

Você também encontra o nosso aconchego aqui

Visite o nosso jardim na Vila Madalena